Euribor a 12 meses já está positiva e vai fazer subir as prestações mensais dos novos empréstimos da casa e dos já existentes.

O universo do crédito habitação está em constante mudança. As taxas Euribor estão a subir desde o início do ano, uma evolução que acelerou em março depois de eclodir a guerra na Ucrânia. E, depois de passar seis anos negativa, a Euribor a 12 meses já está mesmo em terrenos positivos – a média de abril foi de 0,013%. Estas mudanças já estão a refletir-se nos empréstimos da casa e nas prestações mensais. Mas quanto? Explicamos tudo com recurso a simulações de crédito habitação.

Os portugueses estão a sentir na carteira os efeitos diretos da inflação. É evidente na ida ao supermercado, aos postos de combustíveis e na hora de pagar a fatura da luz. Os dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística indicam que a inflação em Portugal – medida pelo Índice de Preços no Consumidor - subiu para 7,2% em abril, mais 1,9 pontos percentuais em relação a março (5,3%).

E mais tarde ou mais cedo os consumidores vão sentir também os efeitos indiretos da subida generalizada dos preços. Isto porque para travar a subida da inflação na Zona Euro – que, deverá ter atingido os 7,5% em abril, de acordo com a estimativa rápida do Eurostat – o Banco Central Europeu (BCE) colocou em cima da mesa uma subida da taxa de juro diretora em julho deste ano, que deverá ocorrer depois de terminada a compra de ativos perspetivada para o mesmo mês. E este cenário tem mexido com os mercados monetários e feito subir as taxas Euribor a todo o vapor, que por sua vez vão agravar as prestações dos créditos habitação de taxa variável indexados a esta referência. Mas como?

Como estão a evoluir as taxas Euribor?

É preciso recuar ao início de 2022 para detetar o momento em que as taxas de Euribor começaram a dar sinais claros de subida, uma tendência que se agravou dias depois de eclodir o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. O crescimento foi de tal modo acentuado, que a Euribor a 12 meses atingiu mesmo terrenos positivos pela primeira vez em seis anos no passado dia 12 de abril, quando se fixou em 0,005%.

A maioria dos novos créditos habitação em Portugal estão mesmo indexados à Euribor a 12 meses. E a média mensal desta taxa em abril situou-se nos 0,013%, ou seja, +0,25 pontos percentuais (p.p.) que a média de março, a qual ainda estava negativa (-0,237%).

Artigo completo em: https://www.idealista.pt/news/financas/credito-a-habitacao/2022/05/03/52107-euribor-a-subir-como-vai-aumentar-a-prestacao-da-casa-em-maio

Visite os nossos imóveis em:
https://www.tuacasa.pt/

Junta-te a nós em: 
https://www.tuaimobiliaria.pt/