A entrega do IRS tem início a 1 de abril, no entanto, já é possível aceder ao Portal das Finanças e consultar a simulação que indica a possibilidade de reembolso.

A entrega do IRS tem início a 1 de abril, no entanto, já é possível aceder ao Portal das Finanças e consultar a simulação que indica a possibilidade de reembolso. Importa salientar que os montantes podem ser alterados conforme as informações introduzidas, especialmente se for necessário corrigir ou comunicar alguma informação à Autoridade Tributária. Para quem está abrangido pelo IRS automático, a simulação pode ser visualizada após aceder ao Portal das Finanças com as credenciais e, no menu do IRS, selecionar a opção "IRS automático". Aí, estará disponível a simulação que mostra quanto tem a receber ou a pagar.

Quem não tem acesso à declaração pré-preenchida pode completar as informações e realizar a simulação para perceber qual será o resultado da campanha de IRS deste ano. É importante lembrar que estão abrangidos pela declaração automática os contribuintes que "em 2022 apenas tenham obtido rendimentos do trabalho dependente (categoria A) e de pensões (categoria H), bem como os contribuintes que estejam inscritos na base de dados da AT para o exercício, exclusivamente, de uma atividade de prestação de serviços prevista na Tabela de Atividades anexa ao Código do IRS, indica a Autoridade Tributária. Adicionalmente, devem estar "abrangidos pelo regime simplificado de tributação e que emitam, exclusivamente, no Portal das Finanças, as correspondentes faturas, faturas-recibo e recibos no designado Sistema de Recibos Eletrónicos, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 115.º do mesmo diploma, e, desde que os contribuintes reúnam os restantes requisitos previstos na Lei. Como consultar o estado do reembolso do IRS Para saber quando vai receber o IRS retido a mais, siga os passos que indicamos abaixo.

Passo 1 Aceda ao Portal das Finanças e, depois, na área do IRS, clique no botão “Aceder”.
Passo 2 Em seguida, faça a sua autenticação. Para tal, insira o seu Número de Identificação Fiscal (NIF) e a senha de acesso ao Portal das Finanças. Só assim poderá aceder à sua área pessoal do IRS.
Passo 3 Na sua área pessoal do IRS, no menu lateral, no lado esquerdo do ecrã, clique em “Consultar Declaração”. Faltam apenas dois passos para saber em que estado se encontra o seu reembolso.
Passo 4 Na página “Consultar Declaração”, selecione o ano a que respeitam os rendimentos a declarar (2021, neste caso). Seguidamente, clique em “Pesquisar”.
Passo 5 Por fim, verifique a situação da declaração. Desde que é entregue, a declaração passa por diversos estágios até ao pagamento do reembolso.

Regra geral, o primeiro estágio é “Recionada – Aguarda Validação”. Se não houver erros centrais, segue-se o estágio “Declaração Certa”. A fase seguinte é “Liquidação Processada”. Nesta etapa, as contas do seu imposto estão efetuadas. Caso não haja divergências nem dívidas fiscais, a declaração avança para a situação de “Reembolso Emitido”.
É então uma questão de poucos dias até receber o reembolso. O último estágio da declaração é “Pagamento confirmado”. Para saber mais informações sobre a sua declaração e o respetivo reembolso, pressione em “Ver detalhe”.

O período de entrega do IRS decorre entre 1 de abril e 30 de junho deste ano, sendo efetuada de forma online no Portal das Finanças.

Fonte: https://www.creditocasa.pt/noticia/saiba-se-tera-reembolso-do-irs-antes-do-prazo-de-entrega-no-portal-das-financas

Visite os nossos imóveis em:
TuaCasa
Junta-te a nós em:
TuaImobiliária