A avaliação do imóvel é um relatório elaborado por um especialista, no qual se determina o valor de mercado do imóvel, tendo em conta várias características. É uma exigência dos bancos, pois é com base nessa avaliação e no valor de compra do imóvel (geralmente o menor dos dois valores) que se decide qual o montante a emprestar.

A compra de uma casa é um momento muito importante na vida de qualquer pessoa, especialmente quando se trata da compra da primeira casa. No entanto, antes de poder concretizar a compra, é necessário passar por alguns procedimentos burocráticos, um deles é a avaliação do imóvel.

A avaliação do imóvel é um relatório elaborado por um especialista, no qual se determina o valor de mercado do imóvel, tendo em conta várias características que permitem conhecer o valor real do mesmo. É uma exigência dos bancos, pois é com base nessa avaliação e no valor de compra do imóvel (geralmente o menor dos dois valores) que se decide qual o montante a emprestar.

É importante ter em mente que os bancos não emprestam o valor total do imóvel, sendo que o montante do empréstimo dependerá da avaliação do imóvel.

No caso de Paulo e Joana, foram surpreendidos quando o relatório de avaliação indicou que a casa valia menos do que o valor pelo qual eles estavam a comprar, mas isso é algo que pode acontecer em alguns casos. É importante estar preparado para tal eventualidade e ter em conta que a avaliação de imóvel é feita com base no valor de mercado, e não necessariamente no preço de compra. É importante saber que essa avaliação será usada como base para a decisão do banco quanto ao valor a emprestar, o montante emprestado pode ser menor do que o valor de compra.

É importante mencionar que a avaliação do imóvel é realizado por profissionais qualificados, além disso deve estar preparado para os custos associados à avaliação, como as taxas e os honorários do perito, já que esses custos são geralmente suportados pelo comprador.

Em resumo, a avaliação de imóvel é um passo importante a considerar quando se está a comprar uma casa com crédito habitação, pois é usado como base para a decisão do banco sobre o valor a emprestar. É importante estar preparado para a possibilidade de o valor de avaliação seja menor do que o valor de compra, e para os custos associados à avaliação.