Como se deve proteger perante situações de burla.

Estamos cada vez mais expostos a situações de burla, por isso é muito importante prestar atenção. Quando lhe é atribuído um crédito cuja proposta parece surreal é melhor desconfiar e prevenir-se, muito provavelmente está perante uma burla ou fraude.

A tentativa de engano por parte de instituições ou até mesmo pessoas singulares que não estão admitidas a realizar atividade financeira em Portugal tentam enganar clientes para ofertas mais em conta e de encontro às possibilidades dessas mesmas pessoas, acabando por piorar ainda mais a sua situação financeira.

Existem vários tipos de burlas de crédito

1 Cheques pré-datados
Ao efetuar um contrato de crédito por meio de cheques o provável é a pessoa ou entidade garantir-lhe que os mesmos são transmitidos com datas futuras e que só serão levantados aquando datas de pagamento definidas.
2 A atribuição de imóveis como retribuição
Isto pode levar à perda da sua casa, uma vez que é assegurada uma liquidez total. Esta retribuição pode ser realizada através de uma escritura pública ou procuração que desobriga a presença. É dito ao cliente que poderá continuar a desfrutar do imóvel, mas em contrapartida terá de o recomprar após o pagamento do empréstimo e respetivos juros.
3 Confissão de dívida
Segundo o BdP, este tipo de burla normalmente sujeita o cliente a subscrever uma confissão de dívida, isto engloba o montante do financiamento mais os juros. Logo nunca irá receber o total do montante indexado na confissão de dívida.

Aprenda a proteger-se das burlas
Deve ter em conta, mesmo em momentos mais complicados financeiramente, o recurso fácil pode aparentar ser a melhor solução, mas como já vimos nem sempre é assim. Tenha em conta os seguintes conselhos:
  • Tenha a certeza que a entidade com quem estabeleceu contacto é fidedigna, se tem estabelecimento;
  • Recorra sempre ao BdP para confirmar se o estabelecimento consta na lista de entidades autorizadas;
  • Quando entrarem em contacto consigo via email não responda;
  • Reúna o máximo de informação possível e peça até uma segunda opinião;
  • Não ceda os seus dados pessoais, especialmente dados bancários.

Se por a caso estiver perante uma situação de burla e o detetar entre em contacto de imediato com o BdP.

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Fonte: CréditoCasa
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