A idade tem um peso importante na contratação do empréstimo habitação. Mas como se calcula o limite de idade para o crédito habitação?

Limite Idade Crédito Habitação Refaz por outras palavras o seguinte texto : Dizem que os 40 são os novos 30 e os 50 os novos 40, mas no limite de idade para o crédito habitação não é bem assim e, mesmo quando o espírito é jovial, a idade tem um peso importante na contratação do empréstimo habitação. Mas como se calcula o limite de idade para o crédito habitação?

Para ter uma resposta a esta questão há alguns conceitos que é preciso ter em conta.

Idade mínima permitida - é a idade mínima permitida pelo banco para a contratação do empréstimo e antes da qual não é possível contratar o crédito, geralmente 18 anos; Idade máxima permitida - é a idade máxima permitida pelo banco para a contratação do empréstimo e depois da qual já não é possível contratar o crédito. Varia de instituição para instituição;

Idade máxima no final do empréstimo - é o limite de idade para o crédito habitação que o titular mais velho poderá ter no final do empréstimo. Ou seja, somando a idade do titular mais velho ao prazo do empréstimo, no total a idade não poderá ultrapassar o limite máximo. Na generalidade das instituições de crédito o limite de idade para o crédito habitação é de 75 anos;

Idade considerada - para calculo do prazo do empréstimo é considerada a idade do titular mais velho, isto no caso dos empréstimos com dois titulares;

Prazo do produto - os diferentes produtos de crédito habitação poderão ter prazos mínimos e máximos de contratação. Por exemplo um determinado produto poderá ter um prazo máximo de 30 ou 35 anos, não sendo possível contratar acima desse prazo. Assim, a fórmula que deve considerar é a seguinte: Idade do titular mais velho + Prazo do empréstimo = Idade máxima no final do empréstimo Tendo em conta que na maioria dos bancos só é possível fazer um crédito habitação com limite de idade até aos 75 anos, este indicador juntamente com o prazo do empréstimo vão ser os principais elementos a ter em conta.

Por exemplo: se a idade máxima no final do empréstimo for de 75 anos e quiser contratar um crédito habitação com o prazo de 30 anos, neste caso tem de fazê-lo até aos 45 anos. Se tiver por exemplo 55 anos, então já terá de optar por um prazo máximo de financiamento de 20 anos (55 anos de idade + prazo de 20 anos = Idade máxima no final do empréstimo de 75 anos). Existem alguns fatores que precisam ser considerados ao calcular o limite de idade para o crédito habitação. A idade mínima permitida é geralmente 18 anos, enquanto a idade máxima permitida varia de banco para banco. Além disso, a idade máxima no final do empréstimo é geralmente de 75 anos. Para calcular o prazo do empréstimo, é considerada a idade do titular mais velho.

Portanto, a fórmula para calcular o limite de idade é: Idade do titular mais velho + Prazo do empréstimo = Idade máxima no final do empréstimo. Por exemplo, se você tem 55 anos e deseja contratar um empréstimo com o prazo de 30 anos, você teria de fazê-lo até os 45 anos. Se você tiver 55 anos, teria de optar por um prazo máximo de financiamento de 20 anos.