De acordo com os dados publicados no site do Turismo de Portugal, em 2018, o sector da Hotelaria/Turismo reforçou a sua posição como principal sector exportador da economia, sendo responsável por 51,5% das exportações de serviços e 18% das exportações totais, tendo as receitas turísticas registado um contributo de 8,2% no PIB Português. O Survey do Sector da Hotelaria realizado pela Mercer a nível nacional, concluiu que 28% das empresas analisadas têm mais de 500 colaboradores e metade (50%) apresentam um volume de negócios entre os cinco e os 20 milhões de euros. Relativamente à população activa do sector, 54% da população activa é do sexo masculino e 46% do sexo feminino. Maioritariamente, a idade da população é inferior a 26 anos (20%) e a antiguidade é inferior a quatro anos, sendo o ensino secundário a habilitação literária mais prevalente (40%). As informações publicadoa no site do Turismo de Portugal, em 2018, revelam também que a Hotelaria/Turismo tem atingido números recordes em Portugal, contribuindo fortemente para a criação de emprego, tendo-se registado no ano passado um aumento de emprego no sector (328,5 mil), com um peso de 6,7% na economia nacional. Marta Dias Gonçalves da Mercer comenta que: “O sector da hotelaria e turismo apresenta uma enorme importância para a economia nacional, sendo um dos sectores que mais pessoas emprega em Portugal. Com o Club Survey do Sector da Hotelaria identificámos que a população activa no setor é bastante jovem e verificámos que há alguma escassez de mão-de-obra especializada. Relativamente à compensação dos colaboradores, verificámos também que a principal condicionante para o incremento salarial são os resultados da organização e o desempenho individual, sendo que as perspetivas para este ano relativamente a este assunto são animadoras. Com este estudo pretendemos ajudar os profissionais do sector a compreenderem melhor a sua realidade e conceder insights que permitam apoiar as suas tomadas de decisão estratégica.” No que se refere às tendências de compensação, o estudo da Mercer conclui ainda que, os principais factores que condicionam o incremento salarial são os resultados da organização (77%), o desempenho individual (69%), o nível funcional (46%), o posicionamento na grelha salarial (46%), o posicionamento face ao mercado (31%), a inflação (23%) e a antiguidade (8%). Mais de metade das empresas do sector (55%) realiza a sua revisão salarial em Março, 36% em Janeiro e 9% em Abril, sendo que a estimativa da média de incrementos salariais variou entre os 1,3% e os 2,1% em 2018 e entre os 1,6% e os 2,1% para 2019. Em 2018, os grupos funcionais direcção geral/administração, directores de 1ª linha e comerciais/vendas registaram uma média de incremento salarial de 1,3%. os administrativos e operários registaram um incremento salarial de 1,6% enquanto os quadros superiores registaram 1,4% e as chefias intermédias 2,1%. relativamente a este ano, prevê-se que direcção geral/administração, os directores de 1ª linha e comerciais/vendas tenham um incremento salarial médio de 1,6%, enquanto os administrativos e operários 1,9%, e chefias intermédias e quadros superiores 2,1%. “Estes resultados demonstram a capacidade do turismo gerar mais receita, mais emprego e alargar, cada vez mais, a actividade ao longo do ano e do território, pelo que o Club Survey do Setor da Hotelaria, elaborado pela Mercer, será sem dúvida diferenciador na gestão estratégica e competitividade em matéria dos recursos humanos”, conclui Marta Dias Gonçalves. Fonte:http://www.magazineimobiliario.com/turismo/hotelaria-e-turismo-sao-os-principais-exportadores-da-economia-portuguesa/