Quando tinha 10 anos, Warren Buffett foi com o seu pai para Nova Iorque. Eles visitaram vários locais de interesse, e o último foi Wall Street. O seu pai era corretor da bolsa e corria o ano de 1940. Os Estados Unidos ainda não haviam emergido da depressão económica, mas o pequeno Warren surpreendeu-se com a atividade da mais poderosa bolsa de valores do mundo: muitos homens de fato gritavam preços, slogans e movimentavam quantidades fabulosas de dinheiro.

Na hora do almoço, os Buffett sentaram-se com um holandês chamado At Mol, que era membro do conselho da Bolsa de Valores de Wall Street. Após a refeição, um homem veio até à mesa com um carrinho sobre o qual havia uma pilha de folhas de tabaco de todas as qualidades. O Sr. Mol apontou para um deles e o homem começou a enrolar um charuto. “Então pensei: é isso. Nada pode ser melhor que isto. Um cigarro feito à mão”, confessa na sua biografia “A bola de neve: Warren Buffett e o negócio da vida”.

Foi uma revelação para o menino Warren. Agora, além de ser uma lenda do mercado de ações, onde foi apelidado de "Oráculo de Omaha", o bilionário Buffett é presidente da Berkshire Hathaway e tornou-se um dos homens mais ricos do mundo.

Como ter sucesso nos negócios

Na sua última coluna de opinião para o INC., o escritor e coach Marcel Schwantes relembra um dos conselhos de Buffett e garante que pode ser a melhor recomendação para todos que desejam fazer negócios. O magnata aprendeu há anos que o maior bem do ser humano é o tempo e por isso protege-o religiosamente. É por isso que ele aponta que "a diferença entre pessoas bem-sucedidas e o resto é que as pessoas de sucesso dizem NÃO a quase tudo". Essa palavra de três letras faz diferença. Schwantes garante que as pessoas verdadeiramente bem-sucedidas não negligenciam a sua saúde mental e autocuidado ou o tempo que passam com a família, hobbies ou outros interesses. Porque se eles não conseguem cuidar-se, o negócio sofre.

Por tudo isso, Schwantes aponta uma lista das coisas às quais aconselha a dizer não:
  • Não a oportunidades e coisas que não se relacionem com os teus valores ou que não promovam a sua missão pessoal ou organizacional.
  • Não aos relacionamentos superficiais.
  • Não ao excesso de trabalho que supõe fazer tudo sozinho. Delegar e confiar nas capacidades da equipa
  • Não negligenciar os desejos e anseios mais profundos que desejas realizar na vida. Pára de ceder aos desejos dos outros. É a tua vida, assume o controlo dela, vive a tua vida.
Fonte: https://www.idealista.pt/news/imobiliario/internacional/2021/11/23/49835-a-diferenca-entre-pessoas-de-sucesso-e-o-resto-esta-numa-so-palavra

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