Seja crédito pessoal, de habitação, ou outro género, de certeza que já começaste a sentir o impacto da inflação nos pagamentos mensais, não foi? Todos os que não possuem taxa fixa nos seus créditos, algo que também não é sempre o mais vantajoso, infelizmente têm-se ressentido nas reavaliações de crédito e por isso a procura por novas soluções mais económicas têm estado sempre na ordem de assuntos prioritários para tratar.
Uma das possíveis soluções, se tens vários créditos e os custos estão a aumentar drasticamente, é pedir um crédito consolidado. Esta solução pode representar uma maior liquidez mensal, mas também pode trazer algumas desvantagens.
Nós explicamos ao certo o que é e que tipo de impacto pode ter na tua vida financeira.

O que é um crédito consolidado?

Um crédito consolidado é a junção de todos os teus créditos num único, e visando criar também condições mais competitivas. Esta solução tem em vista combater o sobre-endividamento, especialmente nos casos em que se começa a perceber que as pessoas estão a acumular demasiados créditos que começam a não conseguir pagar.
É a alternativa a ter em conta quando a liquidez mensal não consegue esticar entre pagamento de prestações de crédito e despesas normais como condomínio, compras de bens essenciais ou contas de água e luz.

Como funciona um crédito consolidado?

Um crédito consolidado pressupõe que se junta todos os créditos num só e, ao condensar tudo, consegue-se uma mensalidade mais baixa.
As condições, como sempre, variam entre pessoas e os fatores incluídos nos créditos a unificar, mas podem levar a uma redução de prestação mensal até 60%, o que será uma fatia considerável do orçamento familiar.
Mas, para que percebas o que está contemplado numa proposta de crédito consolidado, é importante que conheças as vantagens e desvantagens desta solução.

Eis o que tens de saber:
Vantagens de um crédito consolidado
Poupança Mensal: consegues maior folga no orçamento mensal porque reduzes as prestações;
Gestão única: os teus créditos, ao estarem todos na mesma entidade credora, são mais fáceis de gerir e acompanhar quaisquer alterações;
Taxas de juro melhores: nos créditos consolidados as taxas de juro são, por norma, mais baixas que as de todos os outros créditos e por isso mesmo mais aliciantes;

Desvantagens de um crédito consolidado
Prolongamento do crédito: a prestação mensal desce, mas isso implica que vais ter o crédito durante mais tempo;
Possível aumento de juros: uma consequência do aumento do prazo de crédito, que poderá refletir-se apenas no final do pagamento;
Acesso a mais financiamento: poderias pensar que esta seria uma vantagem, mas, o crédito consolidado abre as portas a mais crédito o que, se fores a ver bem, pode ser uma desvantagem se não organizares bem a tua vida financeira.
Não te esqueças que se estás à procura de um crédito consolidado é porque já poderás estar à beira do endividamento e, portanto, não será uma escolha acertada contrair ainda mais créditos.

Como pedir um crédito consolidado?

Um crédito consolidado pode ser feito junto de várias entidades bancárias, mas, antes de te lançares à primeira que contactares, deves sempre fazer simulações. E, mesmo que tenhas os teus créditos numa única entidade, ainda que não estejam juntos, fica a saber que podes sempre escolher outra instituição bancária. O pedido de consolidação de crédito implica um novo processo de crédito onde é analisado um historial de dívida, de onde sairão as melhores condições às tuas necessidades. Junto de qualquer entidade bancária, estes são os fatores a ter em conta para o pedido de consolidação de crédito:
Não ter situações de incumprimento a nível financeiro;
Montante total de créditos tem de ultrapassar os 5.000 euros.
Estar numa situação profissional estável;
Ter rendimentos em Portugal;
Idade máxima de 80 anos;
Apenas podem ser incluídos no pedido Crédito Pessoal,
Crédito Automóvel,
Crédito à Habitação e Cartão de Crédito.

Em qualquer caso, um pedido de consolidação não é vinculativo à entidade onde pedes. Se optares por esta via, por já não conseguires fazer face às despesas mensais, assegura que fazes simulações em várias entidades.
Só assim poderás comparar as vantagens de cada um e avançar com a melhor opção.

Fonte: https://www.idealista.pt/news/financas/fiscalidade/2023/06/29/56391-credito-consolidado-sera-uma-boa-opcao-para-poupar

Visite os nossos imóveis em:
TuaCasa