A taxa de inflação subiu para 2,3% em janeiro, um aumento justificado pelos custos da eletricidade e pelo fim do IVA zero, de acordo com a estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) nesta quarta-feira.

"Com base na informação já disponível, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) deverá ter aumentado para 2,3% em janeiro de 2024, uma taxa superior em 0,9 pontos percentuais (p.p.) em relação ao mês anterior", pode ler-se no relatório do INE.

Esta aceleração é explicada, em parte, pelo aumento nos preços da eletricidade e pelo fim da isenção de IVA em alguns bens alimentares essenciais.

O indicador de inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, terá registado uma variação de 2,5% (2,6% no mês anterior).

Quanto à variação do índice relativo aos produtos energéticos, aumentou para 0,2% (-10,5% no mês anterior), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados acelerou para 3,2% (2,0% em dezembro).

Comparando com o mês anterior, a variação do IPC terá sido nula (-0,4% em dezembro e -0,9% em janeiro de 2023). Estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 3,8% (4,3% no mês anterior).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 2,6% (1,9% no mês anterior).

Os dados definitivos relativos ao IPC de janeiro de 2024 serão publicados no próximo dia 12 de fevereiro. 📆📊