Previsões do ACP: Gasóleo Sobe Ligeiramente e Gasolina Apresenta Pequena Descida nos Preços

Segundo as projeções divulgadas pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), espera-se que o preço do gasóleo aumente ligeiramente, ficando meio cêntimo mais caro. Por outro lado, a gasolina deverá registar uma descida de meio cêntimo.

Estas estimativas surgem numa altura em que o preço médio do gasóleo simples atinge os 1,550 €/litro, enquanto a gasolina simples 95 tem um custo médio de 1,645 €/litro, conforme dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Na semana passada, recorda-se que o gasóleo subiu cerca de meio cêntimo, enquanto a gasolina teve um aumento ligeiramente superior a meio cêntimo.

O ACP destaca que estas previsões consideram a continuação das medidas extraordinárias de redução fiscal implementadas pelo governo para enfrentar o aumento dos preços. Entre essas medidas, incluem-se a redução do ISP, equivalente a uma diminuição do IVA de 23% para 13%, o mecanismo de compensação que ajusta o ISP em relação à receita adicional do IVA, e a suspensão da atualização da taxa de carbono.